Pesquisa

Próximas Leituras

Especial da Semana (02/11/13)


Como todos nós sabemos, o 31 de Outubro é uma data comemorativa que, no Brasil, praticamente não tem comemoração quase alguma! Porém eu, e toda a equipe gostamos muito desta data e não deixaríamos ela passar em branco, e o especial dessa semana vai ser sobre a data que eu provavelmente mais curto: Halloween!

Como sabem (ou não), o Halloween, que no Brasil é chamado "Dia das Bruxas", é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos. O Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou Travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão, porém ao passar dos anos e com a mistura e influência do Paganismo e o Catolicismo, a data passou a ser no dia 31 de Outubro, celebrando o "Dia de Todos os Santos", e popularmente, o dia dos seres sobrenaturais tais como bruxas, vampiros, lobisomens, fantasmas...

Mas espere, não estou aqui para falar sobre o que é e o que foi o Halloween, mas sim apresenta-lo no que realmente nos interessa: os livros! Gostaria de enfatizar que isso não será um TOP, apenas iremos mostrar alguns livros que tenham relação com a data! Vamos lá!

Primeiro, resolvi escolher um livro que com toda certeza remonta muito essa data e que inclusive tem uma resenha no blog (clique aqui). "A Filha da Feiticeira", da autora Paula Brackston, que conta a história em forma de diário, onde, após a morte, em 1628, de toda a sua família, a menina Elizabeth, de 15 anos, consegue abrigo com o bruxo Gideon Masters. Contudo, ele a aprisiona e a inicia na magia, tornando-a um ser eterno. Com a fuga da jovem, anos depois, o tutor a persegue ao longo dos séculos, passando por momentos importantes da história da humanidade.



Outro livro que não poderia faltar de jeito nenhum neste especial, é um dos clássicos do "pai do terror" Stephen King, com seu livro "Salem". Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade. Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir. Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.

E se você acha que os lobisomens não iriam ser lembrados, aqui está um perturbador livro que fala sobre eles e que com toda certeza faz qualquer dia virar um Halloween: "O Livro dos Lobisomens". Este clássico do escritor inglês Sabine Baring-Gould desvenda os mistérios sobre um dos mitos mais cativantes do ideário europeu: o lobisomem. Em "O Livro dos Lobisomens", o autor lança mão dos anos dedicados ao estudo do folclore bretão para construir um painel rico e detalhado da licantropia. Abordando temas polêmicos e controversos, este é, até hoje, um dos mais completos e essenciais compêndios sobre os lobisomens e sua mitologia. Indispensável para compreender as várias facetas, de terror e atração, existentes por trás da sombria figura que é meio homem, meio animal e surge em noites claras de lua cheia.

Um outro livro, que mesmo não se tratando de criaturas sobrenaturais, não poderia ficar de fora deste especial é "O Clube Mefisto", um livro arrepiante. Na noite de Natal, uma detetive e uma patologista são chamadas à cena de um crime brutal. Uma jovem é encontrada esquartejada, em meio a velas pretas e símbolos satânicos desenhados com sangue. Durante a investigação, outro assassinato fortalece as suspeitas de que uma misteriosa organização que estuda forças ocultas estaria envolvida. Juntas, Rizzoli e Isle embarcam em uma jornada aterradora, em busca de um inimigo muito mais perigoso do que qualquer outro que já tenham enfrentado, alguém cujo trabalho está apenas começando.

Mais um livro que com certeza faz parte de todo o contesto do "Dia das Bruxas" é o livro "A Descoberta das Bruxas". Um livro que mistura, claro, Bruxas, Vampiros e Demônios, com um toque de romance. O livro fala sobre uma respeitada pesquisadora Diana Bishop que passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Quando descobre acidentalmente um misterioso manuscrito escondido há séculos, Diana traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas. A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de histórias está apenas começando.


O próximo livro que irei incluir neste especial, narra a história real do ano de 1692 em um vilarejo em Massachusetts, em um terrível episódio que ficou conhecido como "As Bruxas de Salém", que é inclusive o nome deste incrível livro. O renomado escritor Arthur Miller focaliza o fanatismo da intolerância e a luta pelo amor, que não aceita nenhum credo além do próprio coração. Nos Estados Unidos do século XVII, uma jovem participa de rituais supostamente demoníacos para atingir a esposa do homem que ama. Por conta disso, sofre severas consequências sociais. O livro deu origem ao roteiro (também de Miller) filmado por Hollywood tendo Daniel Day-Lewis e Winona Ryder como protagonistas. A adaptação mereceu uma indicação ao Oscar.



E para fechar com chave de ouro este especial, não poderia faltar, é claro, o clássico de Bram Stoker, "O Drácula". Publicado em 1879, inspirado em relatos do folclore romeno sobre o nosferatu, ou morto-vivo, e na saga do príncipe Vlad Drakul, que lutou contra os turcos nas Cruzadas. Drácula definiu o arquétipo do vampiro como o ser diabólico que se alimenta do sangue de suas vítimas e tem poderes extraordinários. 








Eu poderia ficar citando mais de mil livros de terror, sobrenaturais e com toda esta temática, mas infelizmente hoje eu termino este especial por aqui, e espero que tenham gostado!


Especial da Semana (26/10/13)


Você provavelmente já ouviu falar de Dan Brown, ou, mais ainda, de suas obras. "Código da Vinci", "Inferno", "Anjos e Demônios", "O Símbolo Perdido"... Esses são só alguns de seus livros mais conhecidos e respeitados. 

Famoso por escrever livros enigmáticos, Dan Brown, de 49 anos, publicou seu primeiro livro em 1998 nos EUA, chamado "Fortaleza Digital" Em 2004 esteve na lista dos mais vendidos do New York Times com criticas muito boas. O livro segue a mesma linha das demais obras de autor com muito suspense e narrativa eletrizante e conta a história de Ensei Tankado, um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) que jura vingar-se dos Estados Unidos, desenvolve um algoritmo deencriptação inquebrável, algo considerado impossível, que caso seja publicamente utilizado inutilizará o computador superpotente da NSA,TRANSLTR, na decodificação de mensagens. A este algoritmo dá o nome de Fortaleza Digital. 



Na cronologia, 3 anos depois, Dan Brown lança seu segundo livro chamado "Ponto de Impacto". Foi um livro que rendeu vários prêmios ao escritor, além de ter sido muito bem elogiado pelo Washington Post (o maior, mais antigo e mais respeitado por todo o Estados Unidos, jornal de Washington). O livro fala sobre quando a NASA encontra um enorme meteorito enterrado na geleira Milne, no alto Ártico, contendo fósseis – uma prova irrefutável da existência de vida extraterrestre - as autoridades políticas americanas se movimentam para tomar vantagem de tal acontecimento. O fascinante achado acontece exatamente quando a NASA se tornou uma questão central na disputa pela presidência que está para acontecer. O candidato à reeleição, o presidente Zachary Herney, vem perdendo pontos com os ataques de seu oponente, o senador Sedgwick Sexton, à ineficiência e aos gastos excessivos da agência espacial. 


Em 2003, Dan Brown entra em cena novamente com um de seus maiores livros já lançados até hoje, "Anjos e Demônios", que conta a primeira aventura do simbologista Robert Langdon (personagem central). O livro tem como gênero romance policial, porém também contém muita aventura, mistério e suspense. Foi publicado originalmente pela editora Pocket Books, em 2003,Sextante no Brasil e Bertrand em Portugal. O livro utiliza a ideia de um histórico conflito entre ciência e religião, em particular entre os Illuminati e da Igreja Católica. Está presente na lista dos livros mais vendidos do mundo, com mais de 39 milhões de cópias. Neste livro, o professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon é chamado a um dos maiores centros de pesquisa científica do mundo, o CERN para investigar um estranho símbolo marcado a fogo no peito de um cientista suíço. O misterioso assassino consegue matar o cientista e roubar uma das armas mais poderosas da história. 
O livro ganhou uma versão nos cinemas, sendo protagonizado por ninguém menos que Tom Hanks. 


Após todo o sucesso de "Anjos e Demônios", ainda em 2003, Dan Brown lança "O Código Da Vinci", que é uma segunda aventura do simbologista Robert Langdon. Este livro, é nada mais que um best-seller mundial, décimo primeiro livro mais vendido no mundo com mais de 80 milhões de cópias, traduzidos em mais de 50 línguas. 

O Código Da Vinci causou polêmica ao questionar a divindade de Jesus Cristo. A maior parte do livro desenrola-se a partir do assassinato de Jacques Saunière, curador do museu do Louvre. Robert Langdon, Sophie Neveu e Leigh Teabing vivem várias aventuras ao tentar desvendar códigos que deem resposta aos enigmas que Jacques Saunière deixou no leito de morte. 
A trama do livro envolve desde grandes organizações católicas como o Opus Dei, até a sociedade secreta conhecida como Priorado de Sião, que, de acordo com documentos encontrados na Biblioteca Nacional de Paris, possuía inúmeros membros famosos como Sir Isaac Newton, Botticelli,Victor Hugo e Leonardo da Vinci. O livro também ganhou sua versão nos cinemas, e mesmo sendo lançado depois de "Anjos e Demônios", foi para as telonas antes. 

Após 6 anos sem nenhum lançamento, no ano de 2009, chega as lojas "O Símbolo Perdido", o 5º livro de Dan Brown. O livro aborda a maçonaria nos Estados Unidos e seus vários símbolos ocultos, bem como os fundadores da nação americana envolvidos com a irmandade. 
O Símbolo Perdido foi lançado, em língua inglesa, no dia 15 de Setembro de 2009 com uma tiragem inicial de 5 milhões de exemplares. A edição brasileira seria lançada no dia 24 de novembro com uma tiragem inicial de 400 mil exemplares, mas a demanda foi tão grande que a Sextante, editora do livro no Brasil, antecipou a distribuição e dobrou o número de cópias para 800 mil. No primeiro dia de vendas o livro vendeu 1 milhão de copias nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido. 

Este livro esteve envolvido numa polêmica, onde Dan Brown foi acusado de plágio juntamente com a sua editora americana. O processo foi movido por dois historiadores britânicos, Michael Baigent e Richard Leigh, que acusaram o escritor de ter copiado a estrutura central de um livro que eles publicaram em 1982, O Santo Graal e a Linhagem Sagrada. 


Este ano, foi divulgado que iria ser lançada mais uma obra de Brown, "Inferno". O livro também será protagonizado por Robert Langdon. O livro foi lançado em 14 de maio de 2013 pela Doubleday, e em 20 de maio, no Brasil. O livro é ambientado na Itália e em um dos centros da história mais duradoura e misterioso: a obra literária Inferno de Dante Alighieri. 

Alguns o apontam como polemico, outros dizem que seus livros são pura jogada de marketing, enquanto outros (assim como eu), o tem como um dos maiores escritores que o mundo já conheceu. Todas estas obras, fazem e farão com que Dan Brown seja sempre será lembrado na história da literatura americana e mundial. 



Viver num mundo sem tomar consciência do significado do mundo, é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros... - Dan Brown

 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments