Pesquisa

Próximas Leituras


Top 5 - Distopias 

O termo “distopia” tem se tornado cada vez mais comum na nossa literatura. A distopia são criações ficcionais opostas ao termo “utopia”, que é definido pelo prospecto de uma sociedade ideal, com o máximo conceito de felicidade.
No cenário literário, os livros com distopias têm crescido cada vez mais rápido e sua popularidade entre as listas mundiais de best-sellers têm sido igualmente acentuada.
O primeiro livro que li com essa temática foi a trilogia Jogos Vorazes e depois pensei que todos os outros eram um tipo de cópia, mas quando me aprofundei no termo da distopia, percebi que todos os autores estavam seguindo o mesmo tema, mas não a mesma história.
Todos os livros abaixo são considerados best-sellers.

1.Trilogia Jogos Vorazes




Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

2.Trilogia Divergente



Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

3.Trilogia A Seleção


Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.


4.Starters


Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

5. Trilogia Witch & Wizard 


No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.




Top 5: Livros que ganharão adaptação pra filme em 2014

Esse ano os fãs de adaptações para filme não sairão da sala de cinema. O ano promete cinco das maiores histórias da literatura. Particularmente -mesmo preferindo o livro -ainda gosto de ver mais detalhadamente o contexto da adaptação, incluindo a escolha do elenco e do cenário, por isso quero mostrar esses cinco livros maravilhosos que serão transformados em filme esse ano.

1. A Menina que Roubava Livros (31 de Janeiro)



2. Vampire Academy: Beijo das Sombras (14 de Fevereiro)


3. Divergente (21 de Março)


4. A Culpa é das Estrelas (6 de Junho)


5. Jogos Vorazes: A Esperança parte 1 (21 de Novembro)






Top 5: Melhores Capas

Escolher cinco capas em uma lista de vinte é bem mais difícil quando é você que tem que separar, visualizar, entender o contexto e valorizar cada conceito na hora de decidir.
Por fim, depois de muita desistência e insistência, consegui escolher as cinco melhores:

1. Fallen 

Lauren Kate


Essa provavelmente foi a escolha mais fácil entre todas elas. Seu lugar estava guardado desde o ano passado, quando vi esse livro pela primeira vez.
Sinceramente, não consigo entender muito bem todo o contexto da capa em relação a história, mas em uma aliviação como essa, o importante é a estética e é notório que todos os elementos de cor, modelo, personagem, cenário, pose e figurino foram cautelosamente escolhidos e o resultado não poderia ser mais perfeito!

2. Tormenta

Lauren Kate

Assim como o Fallen, Tormenta foi logo uma das minhas primeiras escolhas! Deixando de lado todo o aspecto da saga, eu não consigo enxergar um parâmetro que me faça entender o contexto do livro com a capa, mas o suspense em relação ao rosto da modelo, o cenário e o figurino estão ótimos. Os elementos foram balanceados e o resultado ficou extraordinário!

3. Starters

Lissa Price


"Não se julga o livro pela capa" Já dizia uma professora.
E, é claro, ela não podia estar mais errada! Starters foi um completo impulso. Sem ler resenhas, assistir vídeo-resenhas, nem mesmo procurar uma sinopse e o livro já havia sido comprado.
Além de ela conseguir ser ainda mais bonita na mão, com detalhes metalizados! Outa coisa que me chamou bastante atenção foi os olhos da modelo, que no decorrer do livro o mistério dessas duas cores é revelado.
Confira a resenha de Starters aqui

4. Sussurro

Becca Fitzpatrick



Mesmo com todos os livros da série de Hush, Hush terem uma textura especial na capa e utilizarem a mesma paleta de cores, o livro de estréia, Sussurro, ganhou não somente a melhor capa da série, mas também o quarto lugar dentre os livros da minha estante.
Quem já leu o livro consegue entender  o sentido da capa, inclusive saber que se trata de Patch, o anjo caído. E quem não leu, é pego pelo suspense e pela curiosidade.

5. A Fada

Carolina Munhóz


A fada, assim como Starters, foi comprado sem qualquer premeditação. O cenário londrino, que vai desde a London bridge ao clima de tempestade contrastaram com a modelo, no canto.
Outro detalhe que torna a capa maravilhosa são os desenhos escondidos. Para vê-los basta inclinar a capa!

Não importa o que digam, todos julgam o livro pela capa! Afinal, é a primeira coisa que vemos, antes de sinopses, resenhas ou videos, essa é a primeira forma de se apaixonar por um livro!









Top 5: New York Times Best-Sellers

Os autores mais comentados pelo mundo, os livros mais vendidos e um dos jornais mais conceituados e renomados do mercado. Todos juntos na lista de Best-Sellers do jornal americano, The New York Times.
A categoria dessa semana é YA. O YA, tem se tornado um termo popular nos Estados Unidos, por abreviar a palavra "Young Adults" (Jovens Adultos). Os livros desse gênero costumam ser indicadas a idades entre: 14 e 21 anos.


1.Confessions: The Private School MudersJames Patterson e  Maxine Paetro




Esse livro ainda não chegou aqui no Brasil traduzido e não temos previsão ainda de quando será lançado pelas editoras brasileiras. Então confira a sinopse:
Mulheres jovens e ricas estão sendo assasinadas e a polícia está procurando pata todas as respostas certas em todos os lugares errados. E Tandy Angel quer saber quem é realmente responsável.
Enquanto isso, o irmão de Tandy, Matthew, está sendo julgado pelo assassinato de sua namorada grávida, a aatriz Tamara Gee. Tandy está se aprofundando nos segredos da família Angel para desvendar os mistérios de sua família escandalosa.
Com as vítimas continuando a se acumular, Tandy pode desvendar os mistérios a tempo? Ou ela será a próxima vítima?


2. A Culpa é das Estrelas (The Falt in our Stars)John Green



 A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.


3. Divergente (Divergent)Veronica Roth





Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


4. A Menina que Roubava Livros (The Book Thief)Markus Zusak



Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

5. Insurgente (Insurgent)Veronica Roth



O segundo livro da serie "Divergente".
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.


Nomes como John Green ainda aparecem na lista com dois se seus outros livros: Quem é você, Alasca? E Cidades de Papel. Além de constar o título: As Vantagens de ser Invisível e Os 13 porquês.
Confira a lista dos quinze livros mais vendidos na categoria YA no site do The New York Times.



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments